Um património cultural arrebatador
A Ponte de Carlos é a mais antiga ponte de Praga. Foi construída em 1357 por Carlos IV para substituir uma outra ponte, de Judit, que tinha sido destruída pelas cheias. A ponte, pedonal, mede 515 metros de comprimento e 10 metros de largura. Tem torres de vigia nos dois lados e os seus pilares estão decorados com dezenas de estátuas de santos que foram colocadas entre 1683 e 1928.
O centro histórico de Praga caracteriza-se por ruas que serpenteiam e edifícios que combinam todos os estilos arquitectónicos, com rotundas românicas, templos góticos, palácios renascentistas e barrocos que se misturam com casas típicas em arte nova, classicismo, cubismo e outros edifícios modernos. Está classificado como Património Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO, desde 1992.
A mágica cidade das cem torres
Praga, a quem chamam "a cidade das cem torres", apesar de contar com mais de 500 torres e miradouros, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e do mundo. Razões não faltam! A beleza arquitectónica dos seus monumentos, a hospitalidade dos seus cidadãos e a excelente cerveja produzida na região fazem desta cidade um destino turístico de excelência para todos aqueles que decidem visitar a República Checa.
O coração da cidade estende-se junto às margens do rio Vltava, que percorre Praga por 30 km, e está dividido em seis zonas, que antigamente eram independentes e se juntaram durante o século XVIII. Estas zonas são a Cidade Velha, a Cidade Nova, a Cidade Pequena, o complexo de Hradcany e Vyšehrad. É nestas zonas que se encontram a maioria dos monumentos, museus e galerias de Praga, sendo por isso as zonas onde a presença dos turistas é maior.