A Pérola do Atlântico
A ilha da Madeira, como foi referido antes, é a maior do arquipélago. Tem 741 km2 e 130.000 habitantes aproximadamente, pelo que a sua envergadura é maior do que a sua vizinha Porto Santo, com apenas 42,17 km2 e 4.800 habitantes. Ambas as ilhas são muito diferentes, mas maravilhosas, cada qual com a sua personalidade. A orografia da Madeira é escarpada e cheia de falésias rochosas; em Porto Santo, pelo contrário, as praias de areias finas e douradas são uma realidade frequente.
Este belo lugar possui paisagens incríveis, especialmente para os amantes da natureza em sua forma mais pura. Os caminhos para explorar o interior e a costa íngreme da Madeira tendem a seguir os caminhos de traçado pelas levadas, tubulação de água desde o tempo dos conquistadores (s. XV) que cruzam colinas e campos para trazer água para as populações. Os amantes das caminhadas têm um paraíso nesta rede de canais, que formam um conjunto de rotas para cada mais interessante e espectacular.
Vale a pena destacar, deste belo arquipélago, a sua gastronomia. A cultura dos fogões adquire na Madeira uma importância ainda maior, com pratos feitos à base de peixes, frutos do mar e carnes, como sopas, guisados, sobremesas e como não, os vinhos mundialmente famosos da Madeira. Uma visita às adegas da empresa vinícola nos permitirá provar as melhores colheitas destes vinhos, para levar como lembrança uma garrafa de néctar gostoso... E todas as paisagens da Madeira na retina.
Uma das paisagens mais isoladas
A Madeira também é conhecida como a ilha das flores. O viajante ficará surpreendido ao ver as grandes extensões floridas do interior da ilha e suas falésias, que povoam de cor uma ilha que se assemelha a uma selva no meio do oceano. Não em vão, o Parque Natural da Madeira ocupa dois terços da superfície total da ilha, enchendo todo o seu comprimento de reservas naturais terrestres e marinhas. Dentro da vegetação nativa, deverá ser observado os restos das florestas da Laurissilva da Madeira.