Albufeira: Sonho de uma noite de Verão
Albufeira é uma cidade carregada de História, já que há indícios de ter sido povoada desde o período neolítico e a idade do bronze. Foi ocupada pelos romanos, que lhe deram o nome de Baltum, introduziram o conceito de organização administrativa e promoveram a actividade agrícola, mineira e comercial. Também construíram grandes infra-estruturas, como aquedutos, estradas e pontes, dos quais ainda hoje existem vestígios. Mais tarde, a região foi conquistada pelos árabes, que chamaram à cidade Al-Buhera, que significa "Castelo do Mar", possivelmente devido à existência de uma fortificação no alto do rochedo sobre a lagoa na parte baixa da vila, e que viria a ser a origem do nome actual da localidade. Albufeira foi uma das cidades mais fustigadas pelas catástrofes naturais a Sul do país. O terramoto de 1755 foi a que mais estragos causou, sobretudo devido ao maremoto com que culminou, que fez com que o mar a invadisse a vila e destruísse quase todos os edifícios. A reconstrução foi lenta e só algumas décadas depois Albufeira começou a recuperar da tragédia. A partir do século XIX, a actividade piscatória promoveu um grande impulso económico na região, que passou a exportar peixe e frutos secos. Já a partir dos anos 60, no século XX, começou a desenvolver a actividade turística, quando começou a ser procurada pelos turistas nacionais, mas sobretudo ingleses, que deram um novo fôlego à economia local. Albufeira cresceu, e em 1986 tornou-se cidade. Actualmente, o turismo é a principal fonte de receitas de Albufeira, que se transformou na capital turística de Portugal e um dos destinos favoritos ao nível europeu. Um dos factores que contribui ao sucesso da região é o facto de os algarvios acolherem sempre quem os visita, possivelmente devido aos séculos de convivência com outras culturas. Para satisfazer a crescente procura turística e oferecer alojamento de qualidade e infra-estruturas de luxo aos seus visitantes, a cidade viu-se obrigada a sair do seu centro histórico e estender-se em direcção às suas zonas rurais. Por isso, Albufeira conta hoje com novos pólos de atracção turísticas como, por exemplo, Montechoro, as Areias de São João e a popular Oura. Completamente vocacionada para oferecer tudo o que há de melhor aos seus visitantes, Albufeira conta ainda com uma vida nocturna muito animada, praias de sonho - onde se podem praticar diversos desportos aquáticos variados - e campos de golfe de fazer inveja, que integram os circuitos de competição internacionais. As paisagens de encantar e a gastronomia local são a cereja por cima do bolo para desfrutar de umas férias inesquecíveis.
Praias a descobrir em Albufeira
Eis algumas das praias a descobrir:
Gastronomia típica
• Cataplana à algarvia • Sardinha assada • Carapaus alimados à algarvia • Atum • Pargo • Tamboril • Lulas • Arroz de marisco Para completar o menu, experimente as sobremesas típicas, que consistem em doçaria à base de frutos secos, tais como bolos ou outras iguarias de amêndoa, figo e alfarroba, gelado de alfarroba, os D. Rodrigo e doces de ovos. Não deixe ainda de provar o licor de amêndoa e de alfarroba, assim como a famosa aguardente de medronho, bebidas populares na região.
Quando visitar Albufeira
- 25 de Abril - Feriado nacional. Celebra-se um pouco por todo o país, para assinalar a revolução dos cravos em 1974, que pôs fim à ditadura salazarista.
- Semana Santa - Decorre entre Maio e Abril e coincide normalmente com o Carnaval da região, onde a festa costuma durar mais dias que noutras localidades.
- 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
- 29 de Junho - Festa de São Pedro. Marcada com procissões e música.
- Festa da sardinha - Festa gastronómica que dura 4 dias, em Agosto, e onde a sardinha, uma das especialidades de Albufeira, é rainha.
- 14 de Agosto - Festa da Senhora da Orada. Festa tradicional que começa com uma missa, seguida de uma procissão até a Praia dos Pescadores. Há música e fogos-de-artifício.
- 15 de Agosto - Festa da Assunção de Nossa Senhora.
- 20 de Agosto - Dia do município. Assinala a data em que o rei D. Manuel I ofereceu o foral à vila de Albufeira.
- Festival de Gastronomia - Realiza-se em Setembro, nos restaurantes do concelho. Dura aproximadamente uma semana e permite apreciar o melhor da comida algarvia.
- 1 e 2 de Setembro - Festa do Pescador. Com ligação ao mar, realiza-se na Praia dos Pescadores com concertos, jogos e gastronomia tradicionais.
- 3 de Setembro - Festa de São Vicente, santo padroeiro da cidade. É uma celebração religiosa, que assinala a obra evangelizadora de São Vicente e relembra aquilo que sofreu no Japão, onde morreu mártir. É marcada por fogos-de-artifício, missas, toque de sinos e procissões.
- Festa das Flores - Realiza-se em Setembro.
- 5 de Outubro - Implantação da República.
- 29 de Novembro - Feira Franca. Mercado de produtos artesanais.
- 1 de Dezembro - Dia da independência de Portugal.
- 8 de Dezembro - Dia da Imaculada Conceição.
- Passagem de Ano - As celebrações são tradição em Albufeira, atraindo milhares de turistas ano após ano. Os primeiros festejos realizam-se na Praia dos Pescadores, Marina e no Largo Engenheiro Duarte Pacheco.