Sabor a Verão durante todo o ano
Monte Gordo é uma freguesia de Vila Real de Santo António, no Algarve, parte do município que faz fronteira com a localidade espanhola de Ayamonte e com o Rio Guadiana. Situada apenas a três quilómetros de distância do centro de Vila Real de Santo António, entre um vasto pinhal e o oceano Atlântico, foi uma vila piscatória até os anos 60 do século XX, altura em que se iniciou o forte desenvolvimento da zona como destino turístico, com a construção de inúmeros hotéis.
Estenda a toalha na areia dourada
Monte Gordo tem também uma grande variedade de trilhos para os amantes das caminhadas, da natureza e da ornitologia. Cada um deles proporciona ao visitante uma experiência única, que permite um contacto directo com a rica flora e a fauna do parque ao mesmo tempo em que os apresente às deslumbrantes paisagens campestres. Quer seja na Ria Formosa, na costa da praia ou no interior, a caminhada é uma actividade apta para todas as idades e condições físicas.
O melhor do mar à mesa
O atum é um dos peixes mais utilizados nos menus, quer seja grelhado, cozinhado com cebola e tomate, ou até na pizza. As cataplanas de tamboril, bacalhau, camarões ou caranguejo, o arroz de marisco, as sardinhas grelhadas com batatas cozidas ou saladas, são alguns dos pratos típicos.
Tradição religiosa e popular
O Verão é a altura do ano em que mais visitantes chegam a Monte Gordo, aproveitando as boas temperaturas e o principal período de férias. Mas existem outras alturas em que vale a pena visitar esta vila, como, por exemplo, no Carnaval (Fevereiro ou Março). O Corso Carnavalesco decorre no domingo e terça-feira de Carnaval, respectivamente na Praça Marquês de Pombal e na Avenida da República, em Vila Real de Santo António, e na Avenida Marginal, em Monte Gordo.